Logo Isis Pristed

"O healing tem uma visão complexa, mas a sua prática é simples"

Mestra em Psicologia com ênfase em Psicologia Humanística e Transpessoal pela Leeds University, na Inglaterra e diplomada em Spiritual Healing, pelo International Center for Human Growth, sediado na Dinamarca, Isis da Silva Pristed foi uma, entre os 24 terapeutas credenciados por Bob Moore para trabalhar com o healing. Foi ela (juntamente com Karl Erik) que trouxe esse complexo e profundo método de auto-cura para o Brasil. Fundou e dirigiu o Spectrum - Centro para Expressão e Integração do Indivíduo, em Londres, e o Logos Centro de Estudos e Práticas de Energia, Desenvolvimento e Integração Humana, em Salvador. Tem publicações no Brasil e na Inglaterra e desde 1977 vem dando cursos em vários países da Europa e América Latina. Nesta entrevista ela fala sobre o healing e os resultados do trabalho que vem realizando há mais de 30 anos.

_____________________________________


Folha - Qual a melhor definição de Healing para você?
Isis Pristed: Healing é uma abordagem de autodesenvolvimento que envolve a integração da dinâmica energética humana, a partir da potencialização das qualidades e dos recursos do ser, e que permite ao indivíduo fazer contato consigo mesmo, com a fonte e com o mundo ao seu redor.

F- Qual a base do trabalho? Como funciona?
IP - O processo do healing é baseado na possibilidade de abertura para reformular sentimentos, pensamentos e ações, e no conhecimento, inclusão e harmonização das estruturas físicas, não-físicas e espirituais. A metodologia utilizada no trabalho, tanto individual como de casais e em grupo, tem como fundamento o movimento e a polaridade da energia na anatomia e fisiologia humanas, a sensibilização e percepção das práticas meditativas no corpo e no campo energético, e a ampliação da consciência. Ela engloba práticas de auto-reflexão e avaliação, respiração, relaxamento e meditação, crescimento, centramento e expressão, que favorecem a construção de pontes para a saúde físico-emocional, mental, psíquica e espiritual.

F - O healing parece um processo complexo, devido a suas múltiplas dimensões. Você acha que as pessoas assimilam o trabalho que está sendo feito com elas?
IP - O healing tem uma visão pluridimensional complexa, mas a sua prática é simples, segura e precisa. A assimilação do trabalho pelas pessoas é imediata, através do corpo, das sensações, das emoções, da mudança dos sentimentos e pensamentos, etc. Com a ajuda dos exercícios e meditações, cada pessoa vai penetrando no seu processo de vida, contatando suas diferentes dimensões e liberando seus bloqueios energéticos e psíquicos mais profundos. O processo de elaboração embora mais demorado é sistemático e contínuo.

F- Que resultados você vem obtendo com esse trabalho?
IP - Muitos são os resultados desse trabalho. Inicialmente, muitas pessoas encontraram meios para experimentar, crescer e mudar seus campos de vida. O conhecimento, descolamento e liberação de bloqueios que o healing promove é amplo e profundo. Daí pessoas se curam de problemas diversos de saúde, encontram sua expressão e o suporte interno para sustentar os ciclos e processos vitais com mais aceitação, criatividade e alegria.

F - Todos nós temos potencial de cura e autocura? Como é isso: uns mais outros menos ou seria o caso de despertarmos esse tesouro em nós?
IP - Todo ser humano tem um potencial interno de auto-cura que provém da própria organização e estruturação energética de cada um. A variação é quanto ao seu uso, pois esse potencial está associado e vinculado a tudo aquilo que a pessoa é, suas crenças, dificuldades, pano de fundo, características psicológicas, etc. O que faz a diferença é o compromisso em se envolver no processo contínuo de esclarecer a crença, os sentimentos e as atitudes, para que a energia possa mais naturalmente e autenticamente encontrar seu canal de manifestação e, consequentemente, de cura.

F - Isis, como você, que há duas décadas trouxe o conceito e a prática do healing para o Brasil, avalia o crescimento do trabalho? Quantos foram formados pelo Logos?
IP - A minha avaliação do crescimento do trabalho do healing no Brasil é muito positiva. Eu e Karl Erik ensinamos e compartilhamos com inúmeras pessoas os conhecimentos básicos da aura, energia, chakras, área da individualidade, os corpos vegeto-sensorial (etérico), emocional (astral), mental e muitas outras estruturas. Esses estudos e práticas estão sendo utilizados por mais de 3000 profissionais nos Estados da Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis, Minas Gerais, etc. Nos últimos cinco anos, levei essa abordagem para instituições como o Liceu de Artes e Ofícios da Bahia, a Setras, a Petrobras e algumas universidades. O healing se aplica a muitas áreas da saúde, educação, gestão, arte e desenvolvimento humano, entre outras. Quanto à formação no sentido intrínseco, vou lhe contar uma história: Bob Moore, a pessoa que desenvolveu e inspirou a metodologia que ensinamos, nos seus 40 e tantos anos de trabalho, certificou apenas 24 pessoas que se espalharam pela Europa, Austrália e nós, que viemos para o Brasil. Com certeza já formamos mais do que isso ao longo desses 20 anos.

F - Pela forma como você se dedica ao trabalho, pesquisa e prática, não é difícil perceber que o healing mexeu profundamente com você. Como foi isso? Você sentiu que era um divisor de águas na sua vida?
IP - O healing foi sim um divisor de águas na minha vida, mais especificamente, a experiência com a estrutura da individualidade que é uma parte fundamental dentro da metodologia do trabalho. A vinculação com essa área foi realmente como um portal que se abriu. A partir daí, minha compreensão física, não-física e psíquica de mim mesma foi se ampliando e transformando, bem como a percepção e visão dos outros. Claro que isso foi também resultado de tudo que eu já tinha estudado e vivenciado dentro da área de psicoterapia, psicologia, desenvolvimento humano e espiritual.

F- E o Logos, por que foi criado e qual o trabalho que realiza hoje e para quem?
IP - O Logos foi criado para ajudar pessoas a otimizar seu potencial humano e espiritual, num ambiente com natureza e silêncio, favorável à meditação, interiorização e expressão. Seus principais valores são a liberdade, fraternidade, naturalidade, perseverança e responsabilidade com o coletivo. Todo o trabalho é aberto a todas as pessoas que buscam fortalecer seus processos de crescimento pessoal, profissional e espiritual de forma integrada. Temos uma programação anual de cursos, práticas e seminários, onde o Círculo de Palestras e Vivências e as Meditações Abertas são gratuitas (veja programação no site www.logoscentro.org) 

______________

Entrevista concedida por Isis Pristed à Revista Folha - Flora, edição nº 31, Maio 2007- Salvador/BA


Publicado em: 05/01/2026

Voltar
Mais
flor amarela