Logo Isis Pristed
Conexão interior e bem-estar

Conexão interior e bem-estar

Colocar o indivíduo diante de si mesmo, dos próprios pensamentos e sentimentos. Esse é objetivo geral que move o Healing, um “estilo de vida” que propõe equilíbrio integral e bem-estar. Interessados em conhecer melhor a prática vão encontrar farto material no livro Deixa vir o Que Vier, que ganha lançamento em Salvador quarta-feira, às 18h, na Casa Rosa, no Rio vermelho.

A organização do livro tem assinatura do sociólogo e professor aposentado da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Geraldo Ramos Soares, e resulta da edição de 140 horas de gravações de conteúdos compartilhados pela também baiana Isis Pristed em cursos, seminários e vivências com o Healing.

Isis Pristed é mestre em Psicologia Humanística e Transpessoal na Universidade de Leeds, na Inglaterra, e diplomada em Spiritual Healing pelo Psykisk Center, na Dinamarca, espaço fundado pelo criador do Healing e mestre de Isis, Bob Moore. A baiana de 70 anos acumula mais de quatro décadas de experiência e ensinamentos da metodologia, com trabalhos em diversos estados e países europeus, como Alemanha, Inglaterra e Portugal.

Em tradução livre, Healing significa cura. Apesar de a palavra suscitar a ideia de doenças e enfermidades do corpo, os trabalhos de Healing não estão exclusivamente ligadas ao corpo físico - e nem se propõem a substituir tratamentos da medicina tradicional, ainda que gere efeitos positivos na saúde.

Isis explica que a metodologia, apesar do significado em português, não tem o objetivo de curar algo em específico. “Vejo muito mais o processo de caminhar na vida. É um processo eterno de buscar se conectar consigo mesmo e com a própria essência”, diz.

“A gente tem muito mais não físico do que físico. Temos o corpo etérico, que é essa dimensão ao redor do físico, como se fosse um fantasminha, a dimensão emocional, a mental e outras dimensões que envolvem o espiritual. Se relacionar com a sua qualidade, com seu dom traz outra experiência subjetiva, um compasso com você que pode começar a fazer diferença em outras coisas, explica.

Autoconhecimento
O livro conta parte da história de Isis com a metodologia e reúne os fundamentos do Healing em 11 capítulos: Espiritualidade; Dimensão Etérica da Vida; Saúde; Polaridade e Coração; Expressão; Ancestralidade; Meditação; Trauma como uma ponte; Individualidade; Fonte; Energia e Healing. O desejo de se conhecer na intimidade, descobrir o próprio lugar no mundo e compreender questões existenciais moveu Geraldo desde a juventude. Foi em meio a tais buscas que ele conheceu, em 1987, durante um workshop em Salvador, Isis, o professor Bob Moore e o Healing. “O trabalho de Healing provocou um impacto muito grande em meu processo pessoal, profissional. Eu parei de buscar porque eu encontrei aquilo que eu precisava para fazer o caminho do desenvolvimento e autoconhecimento. E eu me envolvi completamente. O trabalho me permitiu a conexão comigo mesmo, com dimensões espirituais, com o não visível”, relembra o professor, que desde então passou a participar dos grupos e trabalhos realizados pela baiana e a viajar para a Dinamarca. 

Geraldo também levou o Healing para a Ufba. Durante 10 anos promoveu uma série de cursos e atividades de extensão, denominado O Cuidado de Si. As sessões consistiam em práticas de meditação, exercícios de relaxamento e interiorização e outras ações de mergulho na metodologia, como a visualização criativa. Em 2017, Geraldo decidiu começar a gravar as palestras, workshops e trabalhos de grupo. À época, não sabia bem o que faria com o conteúdo. Estava movido apenas pelo desejo de preservar o legado de Isis. O Healing é uma metodologia transmitida basicamente de forma oral. Os conhecimentos costumam ser passados de mestres para discípulos, a partir das vivências. E foi exatamente esse aspecto que fez Geraldo decidir por transformar as gravações em livro. 

“Esse livro é focado no pano de fundo, nos conceitos, na filosofia do healing. Eu sinto que ele complementa um livro lançado pela própria Isis em2019, chamado Caminhos entre o Visível e o Invisível – O Pequeno Livro de Healing, que fala sobre exercícios, diagramas sobre os corpos sutis, a anatomia e a fisiologia sutis.”

Diferente de outras práticas que propõem o bem-estar integral do ser humano, as atividades de Healing são totalmente individualizadas, ainda que possam acontecer em grupos. “Toda a metodologia está voltada para cada integrante conectar a própria energia e poder, em algum momento, se entregar a ela, deixar que ela assuma o comando da vida”, explica Geraldo. A conexão do indivíduo com “o corpo emocional” é um dos principais pilares do Healing.

Após o lançamento, o livro poderá ser adquirido pelo telefone (71) 98163-5632 (WhatsApp) e-mail: [email protected] e pelo Instagram, por meio do perfil @ocuidadodenos.

MEDITANDO EM CASA
Isis Pristed orienta uma prática comum aos praticantes de Healing, que pode ser experimentada por você. A proposta meditativa é levar o praticante a se conectar com a sua “área da individualidade”, situada de 35cm a 40cm acima da cabeça, local que abriga a “essência” do ser. A ideia é a criação e visualização de um triângulo, símbolo de equilíbrio, que nascerá na “área da individualidade”, passará pelo lado direito do corpo, pela planta dos pés, ponto de conexão com as forças da terra, retornando ao ponto inicial, pelo lado esquerdo.

  1. Encontre um local confortável, mantenha a coluna levemente ereta e feche os olhos;
  2. Faça contato com seu corpo através de respirações profundas;
  3. Concentre sua atenção por algum tempo na “área da individualidade;
  4. Comece a traçar – visualizar – a formação de um triângulo que desce inicialmente pelo lado direito do corpo, mas não toca o físico;
  5. Siga com a construção e leva a segunda reta por baixo dos seus pés até o lado esquerdo do seu pé direito;
  6. Finalize com a terceira reta que passa pelo lado esquerdo do seu corpo e retorna ao ponto de origem;
  7. Mantenha a visualização do triângulo por algum tempo. Cores podem surgir;

Sinta o fluir da energia e perceba os seus sentimentos;

Retorne lentamente e abra os olhos quando se sentir confortável.

Por Mari Leal

______________

Entrevista concedida à jornalista Mari Leal para o Jornal Correio, em 12 de junho de 2023.
Leia aqui: https://www.correio24horas.com.br/bem-estar/healing-prega-autoconhecimento-e-conexao-interior-para-uma-vida-melhor-0623 [Acesso em: 07.12.2025]


Publicado em: 07/12/2025

Voltar
Mais
flor amarela