

Um encontro de unidade na diversidade
Naquele período tão chuvoso, felizmente, um domingo ensolarado: 7 de junho! No aprazível ambiente da Sala de Arte – Cinema da UFBA, nossa equipe se ocupava com os preparativos para receber pouco mais de 60 pessoas vinculadas ao “CCVP – Complexo Comunitário Vida Plena” – uma unidade docente-assistencial que atende 5.789 famílias do bairro Pau da Lima através de 4 equipes multidisciplinares em saúde. Vinham participar desta edição especial da Mostra Cinema e Healing, promovido pelo NÓS – O cuidado de nós e coordenado pelo professor Geraldo Ramos Soares.
Nossa equipe* se formou para dar suporte a este encontro, cuja programação envolveu a exibição, com debate, do filme “Don Juan de Marco”, num convite à imaginação. Promover um encontro que proporcionasse leveza, bem-estar, descontração e, ao mesmo tempo, compartilhar vivências e saberes foi o nosso propósito. Além do filme e da fértil troca de ideias acerca das suas mensagens, houve lanches, almoço e atividades - em algumas salas da Escola de Administração da UFBA - em 4 subgrupos de cerca de 15 pessoas cada um, organizados de acordo com a faixa etária – de 18 a 80 anos de idade. Cada subgrupo foi acompanhado por 2 membros da nossa equipe do HealingIsisPristed e técnicos do CCVP. A cada subgrupo, coube promover um ambiente acolhedor, incluindo a ludicidade, bem como a vivência de algum exercício do Healing que pudesse ser uma ferramenta para levar consigo no seu dia a dia, de acordo com a demanda que emergisse.
Tive a grande alegria de conduzir o nosso subgrupo – com pessoas de 14 a 40 anos – juntamente com meu marido, Thom Almeida. Iniciamos com uma apresentação lúdica para promover a interação, utilizamos o baralho “Palavra de Criança”, de Patrícia Gerbrim, que contém mensagens inspiradoras para diversos aspectos da vida, como sentimentos, estados de espírito, condições da existência etc. Após um momento de silêncio, respiração e conexão consigo, cada um tirou sua cartinha, leu e compartilhou sua mensagem, a qual, sincronicamente, dialogava com a necessidade de quem a tirou e ressoava no grupo, que se identificou e trouxe reflexões pessoais sobre cada tema. Tivemos o prazer de ter Isis Pristed conosco, compartilhando, também, o conteúdo de sua cartinha. Foi uma atmosfera muito construtiva, de validação e acolhimento acerca da nossa própria humanidade, e reciprocidade de experiências socializadas. E este é um dos braços do Healing: promover a aceitação, integração e compreensão mais profunda sobre o que somos e vivenciamos.
Finalmente, fizemos, juntos, o Exercício das 3 Posições (que se encontra no Pequeno Livro do Healing), como uma ferramenta para auxiliar-nos a lidar com momentos de ansiedade, desafios e crises - temas que emergiram durante a partilha do subgrupo. Sendo um exercício simples e eficaz, foi, facilmente, assimilado pelo grupo, que relatou, de um modo geral, ter sentido calma ao fazê-lo. Sorteamos o livro “Deixa Vir O Que Vier”, organizado por Geraldo Ramos Soares, sobre os ensinamentos do HealingIsisPristed, que foi parar nas mãos de uma jovem blogueira que participou, ativamente, da partilha grupal.
Concluímos o nosso dia com um lanche coletivo, apreciando a harmonia do grupo, que se manifestou durante todo o encontro. A organização e a programação cumpriram o seu propósito: o dia foi alegre, fecundo e leve! Os participantes e a equipe convergiram na conclusão: “vamos realizar mais encontros como este”!
Sinto-me grata pela oportunidade de compartilhar a simplicidade e profundidade do Healing com mais pessoas, uma abordagem que é tão constitutiva na minha vida há quase 4 décadas... O Healing, para mim, se origina na Sabedoria Perene, e se situa em algum lugar entre a psicologia e a espiritualidade. Explico: A psicologia trata do autoconhecimento, dos bloqueios emocionais, cognitivos, e da desregulação do sistema nervoso, que dão origem aos sintomas psíquicos. A espiritualidade trata da transcendência, da conexão com a Fonte, e codifica esta relação conforme o nível de consciência presente e o modelo cultural vigente.
O Healing abraça as dimensões, por assim dizer, humana e espiritual, na compreensão de que somos seres multidimensionais. Cada um de nós é a manifestação única de uma determinada qualidade espiritual, com sua específica “assinatura frequencial”, cuja expressão constitui nossa maior fonte de gratificação e, também, é a nossa função na existência: o que temos para compartilhar com o mundo. Utilizando o símbolo da cruz, a dimensão vertical do fluxo de energia em cada um de nós abarca esse contato com a Qualidade, com a Fonte da Vida, bem como o nosso enraizamento na Terra, este belo planeta o qual habitamos, e a natureza da qual somos parte. A dimensão horizontal envolve o fluxo do coração, do sentimento, nossa humanidade, que nos irmana e conecta uns aos outros profundamente...
Este fluxo esteve, suave e consistentemente, presente, durante todo o encontro com o grupo dePau da Lima, reafirmando que somos uma só humanidade, composta pelos mesmos sentimentos e vivências, cujas variações são definidas pela configuração de cada um. A matriz é uma só e, ao nos conectarmos com ela, nos conectamos conosco e com os demais... Que venham mais encontros nutridores!
Maria Odile Queiroz de Britto (psicóloga) e Thom Almeida (professor, engº)
*Equipe do HealingIsisPristed presente nesta programação: Alfa Naira, Dalmo D’Almeida, Geraldo Ramos Soares, Isis Pristed, Maria Odile Queiroz de Britto, Patricia Falcão, Regina Brasil, Thom Almeida, Vânia Aguiar e Washington Oliveira.
Publicado em: 17/07/2025
Voltar
Mais
